A Segurança do Trabalho começou a ser alvo das atenções, com mais ênfase, a partir da Revolução Industrial, que teve início nos fins do século XVIII, na Inglaterra.
Foi sentida, então, a necessidade da existência, nas empresas, de um GRUPO DE FUNCIONÁRIOS, representantes do Empregador e dos Empregados, que pudessem periodicamente se reunir para apresentarem sugestões e reivindicarem medidas para a correção de possíveis riscos de acidentes.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) surgiu de uma recomendação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1921 e transformou-se em determinação legal no Brasil em 1944.
Sendo um grupo de extrema importância dentro dos estabelecimentos. Com o objetivo de promover a segurança e saúde dos trabalhado resultando na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, bem como no combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Atualmente, a CIPA, tornou-se forte aliada dos trabalhadores e da empresa na prevenção dos acidentes do trabalho também com ênfase em casos de assédio no trabalho, com perseverança e trabalho em equipe buscam dar a melhor solução, garantindo um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos os colaboradores.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes, doenças decorrentes do trabalho, prevenção a assédio, de modo a tornar compatível, de forma permanente, o ambiente de trabalho com a preservação da vida, promoção da saúde, a segurança e bem-estar do trabalhador.
Com o apoio da Diretoria na valorização no apoio ao trabalho dos membros da CIPA, o investimento resulta em ações de prevenção e conscientização com a finalidade de preservar a integridade física, mental e moral, na garantia e qualidade de vida dos seus colaboradores.